domingo, 10 de março de 2013

Escolas, dança e cardeais

Sábado, 2 de março
Escolas
Eu fico apalermado com a capacidade de planejamento dos nossos gestores públicos. É codiloco!
Nada menos que nove escolas estão interditadas em Joinville, por causa de problemas estruturais, como infiltração de água (pra não dizer claramente que chove dentro das salas de aula), banheiros inutilizáveis, portas e janelas quebradas, forros e tetos ameaçando cair e por aí afora. Os alunos dessas escolas estão sendo transferidos para outros locais e, em alguns casos, as aulas estão simplesmente suspensas – o início do ano letivo foi prorrogado.
Agora pasmem: a interdição dessas escolas aconteceu no dia 17 de dezembro e a Vigilância Sanitária estabeleceu o prazo de 60 dias para que a Secretaria de Educação do Estado fizesse os consertos necessários. Como até agora nada foi feito, a interdição foi mantida.
Poizé! Já se passaram, não apenas sessenta, mas 75 dias desde o início da interdição! E tem escola onde os reparos estão começando agora!
As pessoas podem perguntar o que foi feito durante as férias escolares. Nada! E não adianta reclamar, pois as otoridades simplesmente acham que não devem satisfações à comunidade. Se as escolas fossem municipais, ainda haveria a desculpa da troca de governo, prefeito novo, essas coisas. . . mas não é o caso. As escolas são estaduais e não teve mudança de governo nesse período.
É pura incompetência. É interessante lembrar que o governo é o mesmo que deixou que os marginais deitassem e rolassem em cima do povo catarinense em passado recente, desprezando a ajuda federal por se achar. . . bom, dexapralá.
Dança
Eu vi a notícia daqueles sete alunos de uma escola pública de Goiânia que foram expulsos por praticarem a dança conhecida por Harlem Shake num dos banheiros do colégio. Além de dançarem, gravaram as cenas e as publicaram na internet. Tá certo que o local não é dos mais adequados a qualquer tipo de dança e também não precisavam postar o caso na rede de computadores. Mas, levando-se em consideração que os alunos estavam em período de recreio, portanto dispensados de estarem assistindo as aulas, além de não praticarem nenhum ato manifestamente criminoso, penso que o gesto da direção da escola foi um tanto quanto abusivo, truculento até. A Secretaria da Educação de Goiás afirmou que está investigando o caso e providências deverão ser tomadas. Não se sabe ainda em qual sentido.

Agora, depois de ver a notícia, interessei-me em conhecer a tal dança Harlem Shake, da qual nunca tinha ouvido falar. Vi vários vídeos de pessoas dançando e me sinto no dever de dar a minha opinião: orangotangos certamente fariam melhor, além de serem mais simpáticos e elegantes nesse tipo de atividade.



Cardeais

Todos os cardeais desse mundão de muitos deuses foram convocados para as eleições do novo Papa da Igreja Católica, em Conclave cujo início foi marcado para o dia 12 deste mês. Muitos deles, entretanto, ainda não chegaram a Roma, onde fica o Vaticano, local da eleição.
Esses cardeais retardatários precisam tomar algumas lições com os políticos brasileiros, verdadeiros mestres em matéria de eleição. Precisam saber, por exemplo, que, quando o assunto é votação, toda agilidade é pouca. Tá certo que o Conclave só vai ser iniciado no dia 12 de março, mas sacumé, né? Uma conversinha aqui, outra conversinha ali. . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário